sexta-feira, abril 24, 2009

Atenção às emergências.... by RYANAR

Meus queridos amigos viajantes das famosas companhias low-cost.
Atentos!!!
Isto é um alerta para aqueles que gostam de viajar naqueles bancos ao lado das saídas de emergência, porque podem esticar as pernas sem bater no banco da frente. Qual não foi o meu espanto quando depois das habituais informações dos procedimentos de aterragem em caso de emergência: as máscaras que caiem do céu, os coletes debaixo dos assentos, e a hospedeira de bordo assinalando entediada com uma mímica duvidosa todas as saídas de emergência, se dirige até mim um assistente de bordo e me pede encarecidamente que tire os auriculares.
-Porque?
- Porque está situada nos assentos ao lado da saída de emergência.
E de seguida pede à senhora do lado que tirasse a venda dos olhos para dormir porque naqueles bancos também não era permitido. Nem casacos nem mochilas ou carteiras. Tudo fora. A coisa começou a animar e ainda pensei que nos fossem mandar tirar a roupa. Mas tal não aconteceu. Depois ainda pensei que nos dessem um cafezinho não se fosse dar o caso de termos que estar em alerta total. Passados pouco mais de 5 minutos, uma nova assistente de bordo trajada a rigor aproxima-se de mim sorrindo e pede-me por favor para ver com atenção as normas de segurança para o caso de uma aterragem de emergência uma vez que, claro está, estando ali sentados, seria da nossa responsabilidade a abertura da almejada porta de emergência no caso de cairmos a 5000m de altitude. Foi então que, num gesto altruista, não fossem a vida daquelas 100 pessoas depender de mim, que dediquei toda a atenção à informação que se encontrava mesmo à minha frente. Não podia acreditar. Visto de longe não estava mal...
Mas aproximei-me um pouco mais e reparei que a senhora com um pendeado à capacete-de-ciclista corria de uma forma peculiar. Perguntei-me se seria esta a posição velocista que deveríamos adoptar nestas situações. Talvez assim se conseguisse a diminuição do atrito e proporcionar um arranque mais proeminente e eficaz na fuga.
Mas a coisa não ficou por aqui.
Qual não foi a minha surpresa quando reparei que nestes casos de emergência ficava EXPRESSAMENTE PROIBIDO o uso de sapatos (altos?), brincos, colares e meus amigos... sim! É verdade. De dentaduras postiças.
Não sei o que dizer mais. Parece-me sem dúvida hilariante imaginar uma aterragem forçada, com a habitual histeria dos gritos e dos choros, e ter que tirar todos os piercings do meu corpo, enquanto o velhinho do lado, aturdido com tanto fumo, retirava a sua dentadura religiosamente e a guardava no bolso das calças e o gótico do lado desesperava enquanto tentava a toda a força desapertar as suas Dr.Martens até ao joelho.
Para a próxima vou nos bancos da frente. Não quero correr riscos.

10 comentários:

Anónimo disse...

Ai Maria... só tu para veres o que mais ninguém pode ver. Esse olhar atento e silêncioso. Adoro-te!

lilliput disse...

Que bom saber que o teu humor acutilante está de volta... espero que isso seja o sinal de que também tu estás.

Anónimo disse...

eskeceste-te dos abusivos 15 eur. p 2 cervejas e uma sandes akecida no mikrowaves_
_Christian

Maria Brito disse...

Ahahahah! Pois. 15 euros por 2 cervejas e uma bocadillo. E ainda por cima ter que levar toda a viagem com um altifalante a anunciar raspadinhas ryanair à venda no avião e todos os prémios que se podem ganhar! Que circo!!

M.A. disse...

bom, eu explico lol: todos esses procedimentos (tirar os auriculares, vendas, mochilas, carteiras...) só se aplicam nos momentos cruciais de uma viagem de avião, a descolagem e a aterragem. Durante o vôo podes usar tudo.
O que diz nos procedimentos de emergência, colados nos bancos, bom, reconheço que algumas coisas são bastante teóricas e talvez não aconteceriam na realidade, mas, vou também tentar explicar o porquê: a posição dos braços tem a ver com o ritmo acelerado que é preciso ter numa evacuação, com os abertos, muitos dos passageiros poderiam agarram-se às bordas - com medo ou para puxar alguém, etc - o que impediria a evacuação dos restantes, entupindo a passagem. Retirar os acessórios - bem mais difícil num momento de aflição como seria num avião a cair - também tem a ver com o bloqueamento da evacuação: o deslizamento faz-se numa espécie de colchão - os brincos podem furam ou agarrar-se, ferindo o passageiro,as dentaduras e óculos podem sair, atrapalhando quem evacua (que pode muito bem, voltar atrás para o/s ir buscar o que, novamente, pode bloquear a passagem; os ataques de pânico desencadeiam reacções diferentes em cd pessoa , desde a apatia ao esterismo, etc); e mais importante é retirar os tacões altos, pela mesma lógica, podem furar o colchão de evacuação, ou simplesmente bloquear a passagem (imagina um avião com uma lotação esgotada - que é mt frquente na ryanair - são 378 sapatos!) lol
Espero ter ajudado.... O.o .... :P
beijos duma ex-hospedeira ;-)

efervescente disse...

Adorei! Um dos teus melhores posts! muito bem observado! Ficaria sempre na dúvida se tivesse que me desenvencilhar de todos esses objectos (ok, a parte da prótese ainda não acontece), pensaria sempre: "E se sobreviver vou ficar sem os meus Versace!". Mas depois resolveria com um mergulho de triplo mortal encarpado!!! here we go!

indigo des urtigues disse...

looooooooool

Este fim de semana tb dei conta da cena dos brincos e dentaduras lol! por descargo de consciencia fiquei a ler e pensava..pois..o avião cair...serve de muito as máscaras e tal e as pessoas ficarão bué calmas..8-)

Bem...se sabia tinha jogado nas raspadinhas da ryanair 8-)

scar disse...

lol, olha e eles n têm qq coisa como "feche os olhos enqt viaja nesta companhia, pois a cor desta faz causar enjoo e cansaço visual"?!
(por acso tb reparei nisso dos saltos,placas e etc,lol)

já para n falar nas libras q deixaria naquele aviao antes de chegar a londres, credo,lá vendem tudo, ate a banha da cobra, quase!

. disse...

ler um post teu ás 4h21 da manhã nunca foi tão divertido...
já me calhou a mim esse dito cujo lugar mas, em vez de tirar uns diaporamas para a posterioridade não...li a informação todinha de trás para a frente e, de pernas para o ar não fosse a raynair lady me fazer perguntas ou me trazer um teste de escolha múltipla ! agora, viajo sempre em primeira classe...ao menos ai, posso usar cábulas ! :)

lampâda mervelha disse...

Olha, e muita sorte não te darem uma daquelas bombas para encher o colchão! Vá, já sabes o que fazer, se esta traquitana começar a cair, dás à bomba e enches o escorrega prá malta sair.

Mas não era má ideia a malta ser obrigada a voar equipada de fato de treino e pantufas, que tal?