domingo, dezembro 14, 2008

MAYUMANA - maravilhoso


Mais um espectáculo a não perder. Mayumanut significa destreza em hebreu. Momentum, o espectáculo em cena no Teatro Novo Apolo em Madrid fala do tempo e das suas variantes.Um espectáculo de uma sonoridade singular feita à base de percursoes humanas e de objectos inesperados.Se passar por terras lusas nao percam carago!

domingo, novembro 30, 2008

Cirque du Soleil - VAREKAI

Pois sim meus amigos... Roam-se de inveja. Tive a feliz oportunidade de mais uma vez ver o Cirque du Soleil aqui em Madrid. Desta vez o espectáculo chamava-se Varekai. Mas se querem saber mesmo a minha opinião, apesar de ser sempre maravilhoso, a produção ficou muito aquém das suas habituais produções. Exercícios medianos típicos de um "old circus", má instalação dos focos de iluminação que nos encadeavam e, o pior de tudo, repetição de exercícios que já tinham feito no espectáculo anterior. Claro que tambem o espaço onde se realizou era 1/5 do que seria apropriado para este tipo de produções. Mas enfim... Espero que no próximo tenham esses aspectos em atenção. De qualquer maneira aqui fica um cheirinho de um espectáculo que é sem dúvida o rei dos espectáculos e que nos devolve ao mundo dos sonhos e da magia.

quinta-feira, outubro 30, 2008

OBRIGADA RITA...


O que se pode dizer ao fim de 2 anos de amizade constante e profunda? A partilha das lágrimas e dos sorrisos, das noites de boémia e dos cigarros mal apagados, das gentes perdidas nas ruas cinzentas e as matinés dos programas bizarros sem forma nem conteúdo? O que se pode dizer dos rituais das mãos e dos dedos. Da rotina agitada das horas perdidas no balcão de um bar qualquer. Que será agora da designação constante, da etiqueta gravada na pele, que nos unia com uma frase e que todos sabiam pronunciar: LA TRE! Eramos LA TRE. Assim seremos recordadas nesta europa capitalista de invulgares medidas migratórias sem sentido nem razão. Que será agora de "LA DO" sem o seu membro honorifico na hora de erguer o copo e cantar as famosas frases que perguntavam as horas, os sitios e as pessoas? Que será de nós quandos as lágrimas secarem e o vazio salgado do tempo não encontrar espaço para habitar? Que será agora de nós, sem rumo desenhado na palma da mão. Apenas com a tristeza crua da ausência e da distância cavada por um oceano? Não basta Saber que tudo vai passar. Não basta acreditar que a dor saberá esculpir a saudade de uma forma mais suave. De nada serve acreditar, quando as pernas não querem caminhar, e os olhos cansados não querem descobrir o vazio eterno que deixaste quando partiste.
GRACIAS (P)RITA


segunda-feira, outubro 20, 2008

Pina Bausch - Festival de Otoño de 2008

Tatrava-se do 25º Festival de Outono. Durante 5 semanas, madir enche-se de espectáculos de teatro, dança, música e circo:

45 espectáculos, 41 compañías, 43 estrenos

37 espectáculos internacionales

Procedentes, en total, de 18 países: 1 de Austria, 1 de Chile, 1 de Canadá, 1 de Rusia, 1 de Australia, 7 de Francia, 1 de Italia, 4 de Reino Unido, 3 de Bélgica, 3 de Estados Unidos, 1 de Argentina, 2 de Polonia, 1 de Japón, 1 de Brasil, 4 de Suiza, 1 de Dinamarca, 1 de Alemania, 1 coproduccion Alemania-Austria y 1 coproduccion Bélgica-Eslovaquia y 1 coproducción Francia-España

Ora assim diziam... e assim foi. Aqui a Maria escolheu o espectáculo de Pina Bausch e meus amigos... Impressionante. Maravilhoso. Surpreendente. Cardíaco. Não tenho palavras. Sem dúvida o melhor espectáculo de dança que vi até hoje. Se ela for a Portugal, por favor não percam a oportunidade. Estou até agora arrepiada mas deixo-vos algumas imagens:



segunda-feira, outubro 13, 2008

DJ CRAZY MARY_ Traveling Bar

Pois é meus amigos... Já lá vai o tempo! Mas ela voltou para animar la movida madrileña!!
Assim, dia 10 de Outubro, Dj Crazy Mary voltou aos discos e aos exitos dos 80's. O resultado??? (censurado!) por isso... aqui ficam as únicas imagens aprovadas para publicação!
(um momento de concentração...)
(os taberneiros - Clarinha e Marcos)
(os chupa-no-dedo!)
(a quimica Portugal-Espanha)
(a minha doce descoberta...)
(os de sempre...)
(os de sempre e mais eu!)

segunda-feira, outubro 06, 2008

Porque há coisas assim...

Porque afinal na vida poucas são as coisas que temos para sempre. Sobrevive a todos os anos que vão passando sem deixar factura. Não falo de 5 anos de amizade. Ou 10... 15... ou 20 anos... Falo de todos os anos quantos a nossa existência. E ainda assim sobrevive ao tempo. Ao espaço. À distância. À saudade. Porque há pessoas que nos fazem acreditar que na vida os sonhos são apenas os sentimentos imutáveis que nos transcendem. Pessoas que condenam as palavras ao vazio, porque perdem o sentido e nos antecipam o paraíso num gesto singular.
E porque vivem no anonimato, apesar de serem as gravuras perenes da nossa carne, uma breve homenagem a estes ilustres que emancipam os sorrisos e os elevam à mais primitiva forma de sentir.

quinta-feira, setembro 25, 2008

Fim do mistério!

A pedido de muitas familias, e porque me parece que palpitavam ai certos rumores, de que eu jamais seria capaz de usar certos e determinados acessórios , pois meus amigos e amigas, portugueses e portuguesas, comunidades autónomas, ex-colónias, todos os paises lusófonos e restantes republicas ou monarquias ou nações indefinidas, eis aqui a prova de que tudo pode ser possivel...



segunda-feira, setembro 22, 2008

CIBELES Fashion Week 2008

Como sempre, Maria Joselita, no topo... na vanguarda... nos acontecimentos... na vida de elite... no champanhe.... na boémia e acima de tudo na côr...
Uma vez mais, Joselita marca presença na Cibeles Fashion Week que este ano se marcou acima de tudo pela ousadia. Ou então pela... cromoterapia (como é o caso desta senhora que... enfim... observem bem os personagens!!)

(Agatha Ruiz de la Prada) ... Mais parecia a cidade da Esmeralda e todos os seus encantos no maravilhoso Feiticeiro de Oz. E as meninas do fundo, com a mãozinha na anca a gritar como verdadeiras vendedoras do mais fresco peixe- Oh freguesa, é a moda, é a moda! A minha avó um dia fez-me uma coisa assim com todas estas cores. Um colcha de lã, que guardo ainda hoje com muita estimação, empregnada com naftalina, não vá a traça tece-las)

sexta-feira, setembro 19, 2008

Apaixonei-me!

Meus amigos... Preciso do vosso conforto e ajuda.
Apaixonei-me. E desta vez é muito sério.
Não sei como contar-vos... Foi amor à primeira vista. Cruzei-me com ele na rua. Era simpático e doce. Tinha um olhar meigo e fiel. Aproximei-me dele com cuidado. Senti-me tensa. A cada passo que dava, apenas imaginava o momento de poder tocar-lhe. Sentir-lhe a pele. Dar-lhe um beijo e tê-lo nos meus braços para sempre. E quando voltei a olhar... já não estava. Agora acordo todos os dias a pensar nele. Procuro por ele nos livors, nos jornais e na internet e nem sequer sei como se chamava. Tratava-se de um Bulldog Francês. Tal como este da fotografia. Eu não sei que magia tem esta raça. P
arece uma mistura de um Gremlin com um leitão. Uma espécie de Gizmo à Bairrada!!!!
Não sei, mas um dia vou ter que ter um igual. Olhem bem para ele e digam-me como é possível resistir-lhes. Sabem? Conseguem. Se sim por favor contactem-me por eu já não sei como evitar-

domingo, setembro 14, 2008

LA NOCHE EN BLANCO

Em 2 palavras:
IM - PRESSIONANTE!!!!
Durante 1 noite a cidade de Madrid não dorme. Os museus estão abertos pela madrugada fora e gratuitos, pela cidade há instalações, preformances, concertos desde o clássico, jazz e electrónica. Uma noite que não acaba nunca mais... Acontece pela 3ª vez em Madrid e a Maria não podia perder. E sem dúvida que o momento alto da noite foi para mim este:


Uma homenagem a Almodovár através da sua música. Simplesmente maravilhoso:

"El flamenco también vive La Noche en Blanco de Madrid 2008. Toda una ciudad en vela disfrutando gratuitamente del arte en todas sus manifestaciones por sus más singulares espacios. Algo así es lo que sucederá en Madrid el 13 de septiembre de 2008. La capital española se llenará de teatro, jazz, danza, cine, fotografía, circo... y también flamenco. La bailaora Eva Yerbabuena y el cantaor Miguel Poveda participarán en el tributo a Pedro Almodóvar en el Matadero, bajo el título ‘Canciones para Pedro. Un homenaje a Pedro a través de su música’. Comparten la gala con la Orquesta de Radio Televisión Española y con la cantante Concha Buika. En La Casa Encendida el flamenco mostrará su cara más vanguardista. Justo a medianoche tendrá allí lugar el espectáculo ‘Artomatico + Flamenco’, en el que los sonidos electrónicos del músico experimental Artomatico se unen con las percusiones de Nacho Arimany y la danza flamenca contemporánea de Rafael Estévez y Nani Paños. "

La Noche en Blanco de Madrid forma parte de la red Noches Blancas Europa, en la que también figuran Bucarest, La Valleta, París, Bruselas, Roma y Riga.

Para quando a Noite em Branco em Lisboa????

terça-feira, setembro 09, 2008

VACACIONES 2008 - CAPITULO IV

Corria o dia 15 de Agosto do ano de 2008 e 4 bons amigos reúnem-se rumo a Almeria, fascinados pela qualidade musical de um dito Ola Festival com um cartaz que dizia assim:

Óbvio que perante a apresentação deste maravilhoso compêndio musical fizemos a mochila e demos inicio à nossa maravilhosa travessia peninsular...





E se querem ver o estado de animo destas alminhas, só têm que por o filme seguinte a rodar:



terça-feira, setembro 02, 2008

VACACIONES 2008 - CAPITULO III

A MARIA NO PORTO... A magia volta. A Maria também.
Porque há pessoas que nos fazem sonhar e nos elevam a um mundo distante, onde os duendes e as fadas partilham a floresta com os dedos das mãos. E trocam na cumplicidade dos sorrisos compromissos de crianças. Segredos escondidos atrás das almofadas. Rebuçados com formas de lábios e corações passeando entre as línguas tingidas de corantes e açúcar. Carroceis de palhaços de porcelana pintados de gargalhadas. Balões de alumínio com forma de pássaros, gatos, cães e desenhos animados voando num céu prateado...
Porque as pessoas não têm tempo nem espaço. Não se fazem de presenças latentes nem de agendas detalhadas. Fazem-se de fragmentos eternos de luz pintados na areia e de epidermes queimadas em frente ao mar.
Fazem-se de gajas... E de gajos... E de todos os eternos momentos que nem o sangue pode apagar...
Pessoas que nos fazem sentir que a distância é apenas uma coordenada geográfica dividida por meridianos e espaços abstractos que apenas nos situam o sol e a lua a uma escassa hora de diferença.
Noites de boémia e de saliva gasta nas horas inertes das noites causais perdidas nas ruas sujas da urbe cinzenta e triste.

Sem máscaras...

Sem lágrimas nem ideias viciadas. Sem ponteiros tristes marcando o compasso triste da vida.

Ou como diria a Maria um dia na lingua de nuestros hermanos:

Porque hay mondos diversos, con miradas inertes, imperceptibles al pasar del tiempo y a lo compaso triste de las horas.

Porque hay gente que nos hace creer que todo es infinito, y que la linea del horizonte es apenas una curva indeterminada que separa los pies de los sueños.

Porque hay gente que nos hace creer que nuestro lugar es donde el sol brilla con más fuerza, donde hay hadas y duendes y donde todavía no es prohibido soñar.

terça-feira, agosto 19, 2008

VACACIONES 2008 - CAPITULO II

26 de Julho de 2008. Diz-vos alguma coisa? Não? Pois foi o 29º aniversário da vossa querida Joselita. Foi bom? Ora bem... se me fosse possível contar todos os detalhes não iam perder a próxima festa mas como me foi proibido divulgar determinadas informações fica apenas um alegre memorando da festarola celebrada aqui em Madrid:
Tudo começa com uma visita especial vinda directamente do Mexico (Denise) e a minha querida Angela (que me deram... imaginem... 2 jogos para a PSP - Grand Thief Auto weeeee).
As princesas Leo e Rita que deram à Maria um belo par de Croqs e uma maquina fotográfica LOMO (olho de peixe... weeeeeeeee).
Os MIMOS que vieram animar a festa da Maria com um beijo e um sorriso... e umas flores de peluche!

E... meu Deus, os meninos do meu doctoramento (Eva Marta e Iñacio - lindooos), fizeram uma maldade. Um presente que era:

... um remix da vida da Maria em Madrid. Claro que isto so podia acabar numa coisa:
... emoções fortes...
Mas isto não acaba aqui, claro que não. Outro momento forte. Imaginem o que me deu a Eva. INDESCRITÍVEL. Todo feito por ela... e à mão:
Sim... Um boneco de trapos que sou EU!!! Com casaco de couro, e (ainda que não vejam bem... não só tem o meu corte de cabelo como também tem os meus piercings!!!!!). Mais uma emoção forte. Nunca pensei estar personificada num boneco. Será que foi para fazer... vodoo????
E depois.... uma projecção de um filme mágico feito pela Leo e Rita e a cumplicidade de Cris e Clarinha... Imagens da Maria, filmes inéditos e declarações de pessoas maravilhosas a desejarem felicidades à Joselita - e isto tudo feito nas minhas costas! - emoção forte claro!
A Silvia que contou um conto, todo em rima, sobre um Ratinho muito malandro (como a Joselita)... emoção forte!
A ementa: (toda feita pela Joeslita - Bacalhau à Brás, Pasta de queijo fresco, tomate e pesto; frango com creme de cebola; paté de azeitonas negras, humus, paté de atum, quiches entre outros aperitivos....).













O KARAOKE ... com todos os grandes exitos Latinos - inaugurou Joselita com a famosa musica 20 anos de Jose Cid.










E a todos os amigos...
Às 45 pessoas que estiveram nesta enorme festa e que não aparecem nestas fotografias... todos os presentes... todos os sorrisos e alegrias, numa noite que só acabou às 10 da manhã onde apenas os mais resistentes souberam marcar presença na maravilhosa sala de espectáculos: SALA SOL.



(Claro... já se sabe que os olhos não estavam abertos e o cabelo nao estava penteado... mas o que se vai fazer, com tantas mãos a circularem na minha pobre cabecinha?)